Capturas de tela

Descrição

No âmbito do Serviço Nacional de Saúde, e com vista à racionalização do acesso ao medicamento, foi estabelecido o princípio da obrigatoriedade da prescrição eletrónica para a comparticipação de medicamentos.

Desenvolvida pela SPMS, em 2012, a PEM - Prescrição Eletrónica Médica é a aplicação informática destinada à prescrição eletrónica de medicamentos. Esta ferramenta encontra-se disponível em instituições de cuidados de saúde primários e em ambiente hospitalar do SNS. Ao abrigo do protocolo assinado com a Ordem dos Médicos, a PEM foi disponibilizada aos prescritores privados, com o objetivo de diminuir o número de receitas manuais emitidas por estes prescritores.

O conceito da prescrição eletrónica de medicamentos foi materializado na visão de que tal ato deverá ser digital, permitindo a elaboração da prescrição com recurso a software de prescrição, e o acesso por parte das farmácias aos dados da prescrição, integrando num único processo todos os atores: utentes, prescritores e farmácias.

Com o objetivo de prestação de um melhor serviço ao cidadão tendo em conta uma melhor qualidade de serviço e maior comodidade, melhorar a eficiência por forma a reduzir custos e tempo no processo administrativo das farmácias e no processo de conferência de faturas por parte do SNS e com forte colaboração no combate à fraude enquanto prestação de um serviço com maior segurança, o processo de dispensa, a par com a prescrição eletrónica, permite o acesso à receita por parte das farmácias, para consulta e envio da faturação eletrónica, integrando num único processo todos os atores: utentes, prescritores e farmácias.

Deste modo, e no âmbito da publicação da Portaria n.º 284-A/2016, de 04 de novembro, e em concordância com o artigo 8.º-A, pressupõe-se o desenvolvimento de uma aplicação móvel de prescrição eletrónica que contemple a prescrição de medicamentos por via da emissão de receitas desmaterializadas.

Este objetivo estratégico constitui uma área de charneira, que visa adequar a Prescrição Médica e a informação sobre dispensas de outros dados, referentes às várias áreas, à crescente utilização de dispositivos móveis para consulta e processamento de informação.

A Prescrição Eletrónica em Portugal deve dar resposta à necessidade de assegurar que a mesma prescrição passará, crescentemente, a ocorrer mais próximo do Point of Need do que do Point of Care.

A SPMS, enquanto responsável pelos Sistemas de Informação na Saúde, pode e deve estar na linha da frente desta mudança, assegurando que é possível efetuar um conjunto de tarefas ligadas à prescrição, (de medicamentos e de CRD’s, em ambiente hospitalar, ou domiciliário), bem como à dispensa/fornecimento (os CRD’s são um exemplo), com recurso a tecnologias móveis. Assim os objetivos desta aplicação são:

* Disponibilizar uma aplicação móvel de prescrição de medicamentos que possa posicionar-se como alternativa para médicos a operar no

setor privado, colmatar erros associados aos cartões e certificados utilizados para autenticação forte e assinatura digital;

* Possibilitar a consulta de receitas registadas no sistema nacional de prescrições, emitidas pelo prescritor ao respetivo utente;

* Execução dos serviços de validação e registo da prescrição em modo online, garantindo que a emissão de receitas no formato Receita Sem Papel, totalmente desmaterializada, sendo a informação da mesma disponibilizada ao utente através de um email e/ou SMS.

* Incrementar a segurança da prescrição de medicamentos, garantindo a autenticidade e o não repúdio da prescrição, através do uso da Chave Móvel Digital como meio de autenticação forte e assinatura digital.

Informações

Vendedor
SPMS-Servicos Partilhados do Ministerio da Saude, EPE
Tamanho
119.4 MB
Categoria
Medical
Compatibilidade

Requires iOS 8.0 or later. Compatible with iPhone, iPad, and iPod touch.

Idiomas

English

Classificação indicativa
You must be at least 17 years old to download this app.
Frequent/Intense Medical/Treatment Information
Copyright
© 2019, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), EPE – SNS
Preço
Grátis

Compatível com

  • Compartilhamento familiar

    Até seis membros da família poderão usar este app com o Compartilhamento familiar ativado.

Mais deste desenvolvedor

Você também pode curtir