Screenshots

Description

Tudo começou com o bom baiano Gustavo Teixeira, sempre irrequieto e empreendedor, que pensou que, tal qual outras sociedades já existentes, como a do Pé e Mão, o Quadril também deveria tentar agrupar médicos para estudar, desenvolver e divulgar os conhecimentos dessa articulação. Assim, Teixeira, tendo como presidente de honra Márcio Ibraim de Carvalho, uma das figuras mais marcantes da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, organizou e presidiu o primeiro Congresso Brasileiro do Quadril, ocorrido na cidade de Salvador, em 1981, no Hotel Meridien.

Com a participação do Dr. Eduardo Salvati, do Hospital for Special Surgery, de Nova York, como convidado especial, o evento foi um sucesso, contando com a participação expressiva de aproximadamente 200 ortopedistas. Posteriormente, em 1982, no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, também em Salvador, na Bahia, em uma reunião que havia sido previamente marcada no programa oficial do Congresso, o mesmo grupo de médicos envolvido com a realização do primeiro grande evento de quadril, recebeu a incumbência de organizar o II Congresso Brasileiro do Quadril, em São Paulo, no ano de 1984, e também de elaborar o estatuto da nova Sociedade do Quadril que seria criada.

Naquele mesmo ano de 1982 foi formada a diretoria que organizaria o II Congresso do Quadril, assim constituída: Sérgio Rudelli – presidente, Emílio Noel Cordeiro – vice-presidente, Luiz Alves Ferreira – secretário, Emerson Honda – tesoureiro e José Carlos Affonso Ferreira – diretor científico.

Esse grupo redigiu ainda o primeiro estatuto da Sociedade Brasileira do Quadril. Nesse período, a diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, assim como muitos membros da entidade, temia pelo crescente aumento de sociedades de especialidades e totalmente independentes da sociedade maior, a SBOT. Por isso, decidiu-se mudar o nome da Sociedade Brasileira do Quadril para Comitê do Quadril, com uma diretoria totalmente independente quanto às suas atividades científicas e burocráticas, mas que poderia ser questionada ou mesmo dissolvida diante de fatos considerados graves pela tão somente convocação da Assembleia Geral. A SBOT não perderia a sua supremacia de sociedade-mãe e teria, para evitar possíveis abusos principalmente quanto à continuidade de alguns membros em postos de mando, o controle do Comitê através da mais democrática das suas reuniões, que era e continua sendo a sua Assembleia Geral.

Dessa forma, em outubro de 1984, foi realizado o II Congresso Brasileiro do Quadril no Hotel Maksoud, em São Paulo. Foi um evento memorável, com a duração de cinco dias e a presença de, aproximadamente, 450 participantes, além de vários convidados ilustres como os Drs. Maurice Muller, Michel Wroblewski, Renato Bombelli, Parhofer, Marco Lascano e Emile Letournell. Nos segmentos de quadril infantil e do adolescente, que naquela época ainda pertenciam à especialidade, o congresso trouxe a presença dos Drs. Loyd Roberts e John Roberts. No último dia do evento, a Assembleia Geral Ordinária aprovou, por aclamação, o 1° Estatuto do Comitê Brasileiro da Patologia do Quadril, e a mesma diretoria foi reeleita para dirigir o Comitê do Quadril para o biênio seguinte, com a incumbência de organizar o III Congresso Brasileiro do Quadril também em São Paulo, no ano de 1986.

What’s New

Version 1.5

Certificados da apple expirado

Information

Seller
Daniel Cardoso
Size
16.2 MB
Category
Medical
Compatibility
Requires iOS 8.0 or later. Compatible with iPhone, iPad, and iPod touch.
Languages
Portuguese
Age Rating
Rated 4+
Copyright
© SBQ - Sociedade Brasileira de Quadril
Price
Free

Supports

  • Family Sharing

    With Family Sharing set up, up to six family members can use this app.

More By This Developer

You May Also Like